O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a Unimed Botucatu firmaram nessa semana uma importante parceria: a implantação de um posto de coleta de doações de sangue em um prédio anexo ao Hospital Misericórdia, que fica no centro da cidade.

O Hemocentro do HCFMB tem ajudado a Unimed a organizar o seu setor de Hemoterapia, desde a estrutura física até o uso de equipamentos e treinamento de funcionários. O serviço tem muito a colaborar com a Unimed por ser referência não só na área de Hemoterapia de Botucatu e região, mas também referência técnica para o Ministério da Saúde, já que participa de diversos programas de avaliação.

Durante o processo, as instituições identificaram a necessidade de um posto de coleta no centro da cidade, o que aumentará a quantidade de doações, ajudará a manter os estoques do Hemocentro e também abastecerá o novo Hospital da Unimed.

Esse novo posto passará a funcionar a partir do segundo semestre. Segundo o coordenador médico do Hemocentro do HCFMB, Dr. Thiago Herbst, o objetivo do projeto é reforçar os estoques de bolsas de sangue do Hemocentro. “Esse posto de coleta facilitará muito o acesso do doador ao serviço, e oferecerá diversos benefícios, como estacionamento próprio e agendamento prévio de doações”, explica.

Segundo o diretor técnico do Hospital Unimed Botucatu, Dr. Juan Carlos Llanos, esse novo serviço tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes. “O Hospital Unimed visa à ampliação da capacidade de atendimentos médicos e cirurgias de alta complexidade. Além de iniciar a implantação de sua própria Agência Transfusional e seu próprio Posto de Coleta de Sangue, queremos facilitar a logística de acesso aos doadores de sangue, além de ajudar a aumentar o estoque do Hemocentro do HCFMB. Com certeza será uma parceria de muito sucesso”, finaliza.

Fonte: Vivian Abilio – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB –