Nessa estapa, SAE de Infectologia atendeu 54 pacientes com Hepatite Virais.

O Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira”, administrado pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), realizou uma nova rodada de avaliação de fibrose hepática, a Elastografia Hepática, no dia 19 de junho, utilizando equipamento não invasivo (Fibroscan).

No total, 54 exames foram realizados em pacientes com Hepatite C e Hepatite B. Os procedimentos foram feitos no SAE de Infectologia e acompanhados pelos médicos Dr. Alexandre Naime Barbosa, infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), responsável pelo Ambulatório de Hepatites e diretor clínico do serviço, e Dr. Paulo Abrão, infectologista que atua na capital e que trouxe o aparelho para a Unesp.

A cada três meses, segundo Naime acontece uma rodada de exames gratuitos para pacientes de Hepatites Virais, acompanhados pela Infectologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), e para pacientes que têm dificuldade para pagar o exame em clínicas particulares. “Esse exame é essencial na avaliação da fibrose nas Hepatites B e C e pode custar até R$ 1.000 em serviços privados e não é disponibilizado pelo SUS. A fila de espera para a realização do exame esta zerada”, afirma Naime.

Nos próximos meses haverá novas baterias de exames de Elastografia Hepática e, para sua realização, o portador do vírus das Hepatites deverá estar em tratamento na Infectologia do HCFMB.

De acordo com Naime, as pessoas devem comparecer no SAEI para agendar o exame. “Os interessados em fazer esse exame devem comparecer no SAEI qualquer dia da semana, pela manhã, para ser avaliado, em triagem, e encaminhado ao nosso ambulatório”, conclui.

Serviço: 
Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira”
Local: Alameda dos Cedrinhos, 54, s/n – Distrito de Rubião Junior
Telefone: (14) 3811-6537

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp com Agência 4toques