Como parte das comemorações dos 55 anos da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB), foi realizada na manhã de sexta-feira, 5, a inauguração da sala de exposições do Centro de Memória e Arquivo e a nova galeria dos professores eméritos da Instituição. Representantes das unidades universitárias da Unesp, Famesp e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participaram do evento. A secretária municipal de cultura e outras lideranças de Botucatu estiveram presentes.

Discursos

O diretor da FMB, professor Pasqual Barretti, fez um discurso de agradecimento aos envolvidos no trabalho do Centro de Memória e Arquivo, ressaltando a relevância dos documentos e acervo que retratam a trajetória da Faculdade. “Tomamos uma iniciativa, pouco usual no Brasil mas muito importante na nossa Instituição, que é a preservação da nossa memória”, lembrou. O docente complementou afirmando que existe a intenção de ampliação do espaço destinado ao armazenamento de material.

“Hoje mais do que nunca em nosso país a memória e a cultura precisam ser preservadas, visitadas e revisitadas”, afirmou a vice-diretora da Instituição, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika). De acordo com a dirigente, a sala de exposições do Centro de Memória e Arquivo “é pequena em suas dimensões, mas enorme no seu significado”. A docente finalizou agradecendo todos os funcionários envolvidos no trabalho da unidade.

Os professores Sérgio Swain Muller e Isaura Maria Accioli Nobre Bretan, idealizadores do Centro de Memória e Arquivo da FMB, participaram da solenidade. Isaura relembrou nomes de pessoas que apoiaram a iniciativa desde o início, como os pioneiros Mário Rubens Guimarães Montenegro (in memoriam) e William Saad Hossne (in memoriam). Em seu discurso, o professor Sérgio S. Muller fez uma retrospectiva do projeto da unidade agradecendo o empenho da atual diretoria e dos funcionários envolvidos com o serviço.

Sobre o Centro

Considerado referência nacional pelas técnicas de trabalho utilizadas e inaugurado oficialmente em dezembro de 2014, o edifício do Centro de Memória e Arquivo da FMB/Unesp abriga os documentos de guarda permanente do Centro de Memória e os documentos de guarda intermediária e permanente da administração da FMB.

A construção do edifício seguiu as recomendações do Conarq (Conselho Nacional de Arquivos), que estabelece normas para os arquivos de todo o país, contemplando assim as necessidades essenciais para o acolhimento do Arquivo e do Centro de Memória, garantindo o acesso e a preservação dos respectivos acervos.

Inauguração da galeria de professores eméritos da FMB

Após a solenidade que marcou a inauguração da sala de exposições do Centro de Memória e Arquivo, foi realizado o ato inaugural da nova galeria dos professores eméritos, situada na Sala da Congregação da Instituição. Na ocasião, também foi apresentado o novo vídeo institucional da FMB produzido pela TV Unesp.

 

FONTE: ACI da FMB